sexta-feira, 9 de junho de 2017

DESÍDIA PODE DAR JUSTA CAUSA

Você sabe o que é desídia?

  Segundo o dicionário, desídia significa: Significado de Desídia s. F. Tendência para se esquivar de qualquer esforço físico e moral. Ausência de atenção ou cuidado; negligência. Parte da culpa que se fundamenta no desleixo do desenvolvimento de uma determinada função. Sinônimo de desídia: desleixo, imperícia, incúria, indolência, negligência, ociosidade e preguiça.

  Nos termos do artigo 482, e, da CLT, constitui motivo indesejado de dispensa por justa causa o fato de um empregado desempenhar suas funções com DESÍDIA.

  Age com desídia o empregado que no curso do contrato de trabalho, comete atos repetitivos que prejudicam a empresa e demonstram o desinteresse do empregado pelas suas funções.

  A desídia é o tipo de falta grave que, na maioria das vezes, consiste na repetição de pequenas faltas leves, que se vão acumulando até culminar na dispensa do empregado. Isto não quer dizer que uma só falta não possa configurar desídia.

  EXEMPLOS DE DESÍDIA: EMBRIAGUEZ, FALTAS NÃO JUSTIFICADAS CONSTANTEMENTE, MÁ POSTURA,CABELOS MUITO GRANDE BARBUDO, SUJO UNIFORMES MAL CONSERVADOS, NÃO ACATAR ORDENS DE SEUS SUPERIORES HIERÁRQUICO, RESUMINDO; IMPRUDÊNCIA IMPERÍCIA...

Fontes: Dicionário informal,
CLT Consolidação da leis Trabalhistas Artigo 482
Jusbrasil

Vigilantes e Similares do Brasil